28 de março de 2011

Teoria de Gaia



O planeta Terra é um ser vivo, sua biosfera tem a capacidade de gerar, manter e regular as suas condições de meio ambiente. Se um planeta não apresenta vida, a composição química da sua atmosfera seria determinada apenas por reações físicas e químicas.

Um planeta com vida apresenta uma atmosfera com química característica, uma combinação de gases cuja atmosfera vive em estado constante de desequilíbrio químico resultado da presença de organismos vivos. Somente o planeta Terra, no nosso sistema solar, apresenta estas características.
Esta teoria foi elaborada pelo britânico James E. Lovelock, nos fins da década de 60. Ao lado da norte-americana Lynn Margulis, estudou a atmosfera dos planetas como forma de detectar a existência de vida biológica. O termo “Teoria de Gaia” foi criado em homenagem à “deusa grega Gaia”.
Segundo esta teoria, a Terra reage organicamente a todos os atos nela sentido. É admirável, segundo o cientista, a Terra ainda estar equilibrada perante os desequilíbrios causados pelos atos humanos. O ser humano seria uma espécie de tumor que a Terra gostaria de expelir, ou simplesmente convidar para sair, por este não se adequar e viver ao ritmo orgânico natural do planeta.
A emissão de gás carbônico, de CFC´s, desmatamento, consumismo e outras atividades selvagens está levando o ser humano a correr riscos severos de sua extinção, antes extinguindo os elementos naturais. A teoria de Gaia tem simpatizantes ambientalistas, místicos e pesquisadores.

Texto retirado de : http://www.infoescola.com/ecologia/teoria-de-gaia/ em 28/03/2011