18 de janeiro de 2008

Aquecimento pode aumentar nível de mar em 50 cm

O nível do mar Mediterrâneo poderá aumentar 50 cm nos próximos 50 anos devido aos efeitos do aquecimento global, alertou um estudo sobre o fenômeno apresentado nessa sexta-feira pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO).

Uma grande análise sobre temperatura, nível do mar e salinidade do Mediterrâneo desde o século XX até os dias de hoje foram reunidas no livro Mudanças Climáticas no Mediterrâneo Espanhol, apresentado em Madri.

A principal conclusão é que a área sofreu um "considerável aumento da temperatura da água e do ar desde a década de 70, assim como uma rápida ascensão do nível do mar desde a década de 90". O documento analisa dados oceanográficos e atmosféricos que vêm sendo recolhidos sistematicamente pelo IEO e por outras instituições espanholas.

Segundo o coordenador do trabalho, Manuel Vargas Yáñez, "as zonas de praia serão afetadas", devido a uma série de efeitos, como o aumento de 0,8°C das temperaturas médias do ar na região mediterrânea entre 1974 e 2005. Ele acrescentou que, de 1992 até 2005, já foi registrado um aumento do nível do mar de 16 cm.

Nenhum comentário: