5 de novembro de 2007

Atividade de Educação Ambiental de Primeira à Quarta série

TEATRINHO
Algumas peças de teatro podem ser montadas, com algumas cenas sobre a degradação dos recursos ambientais e de algumas maneiras para recuperá-los. O trabalho deverá ser em equipes, sendo algumas peças desenvolvidas pelos professores, outras os próprios alunos podem inventar e encenar.

Podem-se focalizar assuntos como:

- assoreamento;
- mata ciliar;
- desperdício de água;
- preservação da água;
- utilização da água;
- "viagem" ao córrego;
- doenças que podem ser contraídas com a água

Um exemplo de teatrinho:

SOU UM RIO

CENÁRIO: A lousa vira cenário, pois nela representa-se o rio ,de sua nascente à foz, de limpo à sujo. Os desenhos podem ser feitos pelas crianças.

RIOZINHO (fala para os colegas):- Quando era pequenino quase não me notavam... crianças brincavam comigo, não jogavam sujeira não!

RIOZINHO MAIS VELHO ( criança de mão dada com o Riozinho): Conheci um coleguinha que se chama Afluente. Com ele cresci bastante... Êle tinha bastante água e os peixinhos nadavam para cima e para baixo, procurando comida e brincando! Só que de uns tempo p’ra cá estão jogando lixo em nós!

Dão as mãos para outros coleguinhas e o Riozinho fala: Puxa! Como estamos grandes, bem pertinho da foz, mas que tristeza...assorearam meus amigos e neste ponto estou assoreado também.

Os outros Afluentes falam: -Lixo! Esgoto! Poluição! Sem mata ciliar! Estão acabando conosco! Sozinhos vamos morrer!

RIOZINHO: -Como vocês vão me ajudar ? (Fala isto dirigindo-se para os coleguinhas que, com a ajuda da professora,)

Respondem (TODOS): vamos pedir aos adultos para não jogarem lixo, nem esgoto, nem provocarem erosão e assoreamento em nós para que possamos continuar produzindo água boa para todo o mundo).


Fonte:http://educar.sc.usp.br

Nenhum comentário: