7 de novembro de 2007

PNUMA elogia planos para uma Pequim 2008 “verde”

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) saudou os progressos para tornar “verdes” os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 através do uso da energia solar e outras medidas, mas avisou que mais precisa ser feito para combater a poluição do ar, contrabalançar as emissões de gás de efeito de estufa e incentivar o uso do transporte público. Segundo a agência, a iniciativa da China em receber os Jogos está servindo para acelerar as melhoras ambientais pela cidade, já que Pequim esforça-se para balançar o rápido crescimento econômico com a saúde e proteção ambiental.

De acordo com o relatório do PNUMA, medidas ambientais como tratamento de lixo, sistemas de transporte mais limpo e tratamento da água estão sendo introduzidas, assim como novas áreas verdes incluindo Parque Olímpico Florestal, de 580 hectares. Energia solar está sendo intensivamente desenvolvida para os locais de esporte e para a vila Olímpica, e os organizadores têm planos para reutilizar e reciclar os locais depois do encerramento dos Jogos, disse o PNUMA.

“Os mais de 12 bilhões de dólares gastos pelo Governo Municipal e pelo Governo da China mostra que foram bem gastos – e serão ainda melhor gastos se as lições aprendidas e as medidas adotadas deixarem um legado real e duradouro por todo o país”, disse o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner. (01/11/07) .

Fonte:http://www.unicrio.org.br

Nenhum comentário: