4 de novembro de 2007

Fórum Brasileiro da Água 2007

Dia 06 de novembro será realizado o 2º Fórum Brasileiro da Água, em São Paulo.O debate central será sobre a relação do saneamento e saúde pública, o quadro atual no Brasil e os cenários futuros e suas implicações para a sociedade brasileira.O evento é promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Agência Nacional de Águas (ANA), a WWF-Brasil e a Fundação Avina, com patrocínio da Amanco e da Revista Aqua Vitae.
Fórum é voltado para as empresas, governo, sociedade civil, comunidade acadêmica e demais interessados no tema e tem como objetivo consolidar um espaço multisetorial de debate sobre os temas relacionados a água e contribuir com a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável que melhore a qualidade de vida da população brasileira atual e das gerações futuras. A intenção é apontar alternativas que visem o atendimento as Metas do Milênio e a Universalização do Saneamento bem como discutir o papel dos diferentes atores na busca dessas soluções. A escolha do tema teve a intenção de abrir o Ano Internacional do Saneamento, 2008, declarado pelas Nações Unidas.Como resultado do debate, será publicado um dossiê com as principais conclusões e soluções propostas durante o evento. Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS): O CEBDS integra uma rede global de mais de 50 conselhos nacionais que trabalham para disseminar uma nova maneira de fazer negócios ao redor do mundo. Tem como objetivo criar condições no meio empresarial e nos demais segmentos da sociedade para que haja uma relação harmoniosa entre as três dimensões da sustentabilidade – econômica, social e ambiental.
Agência Nacional da Água (ANA):
Autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, atua no gerenciamento dos recursos hídricos e tem como finalidade implementar, em sua esfera de atribuições, a Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433, conhecida também como "Lei das Águas" – instrumento legal que permite a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. É de responsabilidade da ANA implantar os instrumentos de gestão como a outorga preventiva e de direito de uso de recursos hídricos, a cobrança pelo uso da água e a fiscalização desses usos, e ainda buscar soluções adequadas para dois graves problemas do P aís: as secas prolongadas (especialmente no Nordeste) e a poluição dos rios.
WWF-Brasil:
O WWF-Brasil é uma organização nãogovernamental brasileira dedicada à conservação da natureza e ao uso sustentável dos recursos naturais. Fundada em Brasília, no ano de 1996, a instituição desenvolve projetos em todo o território nacional. Também integra a Rede WWF, uma das maiores redes de conservação da natureza no mundo, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. O programa Água para a Vida, do WWF-Brasil tem como missão promover a harmonia entre o desenvolvimento sócio-econômico e a gestão e conservação dos ecossistemas aquáticos.
AVINA:
A AVINA é uma organização sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento sustentável na América Latina, fomentando a construção de parcerias entre líderes sociais e empresariais e articulando agendas de ação compartilhadas. Conta com 24 escritórios no continente e está associada a mais de 1.000 líderes sociais e do setor empresarial, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.
Amanco Brasil:
A Amanco Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Amanco, um dos líderes mundiais em tubos e conexões. Com quatro fábricas no País – única empresa no segmento que possui tripla certificação em todas as suas unidades fabris - e cerca de 1,6 mil colaboradores, a empresa atua nos segmentos predial, infra-estrutura e agricultura (irrigação e Geomecânicoâ). Com uma cultura aberta e motivadora, a Amanco incentiva o crescimento e a criatividade de seus colaboradores e mantém o compromisso com a comunidade e com a utilização correta dos recursos naturais e com o meio ambiente. Em 2007, foi eleita, pelo sexto ano consecutivo, como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.
Revista Aqua Vitae:
Especializada na questão da água e com um enfoque latino-americano, tem como objetivo desenvolver um canal relevante para expor soluções, analisar propostas e fomentar o diálogo multisetorial sobre o tema. A publicação promove uma visão sobre a problemática do recurso hídrico, abordando a questão sob uma perspectiva integral. A revista quadrimestral promovida pela Amanco também busca despertar a consciência acerca da importância do desafio latino-americano dentro do contexto global. Assim, constitui-se uma tribuna relevante para expor soluções e fomentar a participação cidadã. A Revista Aqua Vitae foi recentemente reconhecida como a segunda melhor iniciativa empresarial na América Latina e no Caribe por gerar consciência sobre a importância do desafio da região sobre a gestão do recurso hídrico, dentro do contexto global. A publicação recebeu o Prêmio Latino-Americano e Caribe da Água Placa Empresarial 2007 do Centro da Água de Trópico Úmido para América Latina e Caribe (CATHALAC). O prêmio mantém um Comitê avaliador composto por importantes organizações internacionais como CARE Internacional, Escritório Regional da UNICEF, Escritório Regional da PNUMA, entre outros.

Fonte:http://www.wwf.org.br

Nenhum comentário: