5 de novembro de 2007

Jogos

Alguns jogos podem ser confeccionados com/para os alunos,a fim de reforçarem,
de forma lúdica e criativa, os conceitos trabalhados.
Trilha - numa folha de cartolina ou similar, ou mesmo no chão, traça-se a trilha. Os "perigos" da poluição dos rios e as coisas boas (boas ações, cuidado com a água..)vão sendo discutidas com os alunos para definir quantas casas serão puladas. Um dado, que também poderá ser construído por alunos, ajudará nesta atividade, que pode ser jogada em dupla ou com mais componentes. Veja um exemplo de trilha na figura a cima:
Montagem - Numa grande folha de papel, desenha-se o trajeto de
um rio ou córrego. Pode-se representar um trajeto hipotético ou de um rio próximo
e conhecido. O professor deve providenciar previamente, desenhos que representem o
bom e o mau uso do rio e de sua bacia hidrográfica para irem sendo sobrepostos no desenho.
Pode-se montar um córrego como deveria ser e como pode ficar:
- uma bela nascente com mata ciliar e água limpinha;
- uma bela nascente e depois ir degradando o córrego até à fóz, com resíduos de fábricas, esgotos, lixos...
A representação pode ser feita com base no próprio córrego que se está estudando, portanto, mais próximo da realidade do aluno.

Fonte:http://educar.sc.usp.br

Nenhum comentário: