7 de novembro de 2007

Fórum de Governança da Internet receberá mais de mil participantes

Mais de mil representantes de governo, do setor privado e da sociedade civil, bem como de comunidades acadêmicas e tecnológicas, estão sendo aguardados para o segundo Fórum de Governança da Internet (IGF), que acontecerá no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro de 2007. Os convidados participarão de discussões interativas sobre um amplo leque de assuntos relacionados à governança da Internet. Entre os tópicos a serem abordados estão liberdade de expressão; cibercrime; segurança; privacidade; transparência nas regras; custos de acesso; multilingüismo e diversidade; medidas de combate à pornografia infantil e proteção contra a exploração de crianças. A conferência das Nações Unidas, patrocinada pelo Governo Brasileiro, acontecerá no Hotel Windsor Barra, situado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

Vint Cerf e Bob Kahn, dois dos fundadores da Internet e co-inventores dos protocolos TCP/IP, estarão presentes ao evento assim como representantes de aproximadamente 70 países. Também participarão do encontro representantes do setor privado como da Alcatel-Lucent, Cisco Systems, France Telecom, Google, IBM, Intel, Microsoft, Nokia Siemens, Sun Microsystems, Verizon and Yahoo. Entre os participantes da sociedade civil estão a Anistia Internacional, a Associação para a Melhora na Comunicação (Association for Progressive Communication), a Salve as Crianças (Save the Children), e o Comitê Munidal para a Liberdade da Imprensa (World Press Freedom Committee), entre outros.


O Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, Sérgio Rezende, presidirá o evento. Também estarão presentes os co-Presidentes do Grupo Consultivo – responsável pela preparação do Fórum - o Conselheiro Especial do Secretário-Geral da ONU para a Governança da Internet, Nitin Desai, e Hadil da Rocha Vianna, Diretor para Assuntos Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Markus Kummer, O Coordenador Executivo do Secretariado do IGF será o Secretário do evento.


Este encontro de múltiplos stakeholders proporciona uma oportunidade única para que os participantes possam compartilhar informações, experiências e boas práticas, contribuindo para a compreensão do pleno potencial da internet para o benefício de todos os povos. O amplo mandato do Fórum permite aos participantes discutir todo tipo de políticas relacionadas à governança da Internet, incluindo sua potencialidade e seu uso abusivo. O IGF é uma plataforma inédita aberta ao dialogo e não um organismo tradicional de negociação.


“A Governança da Internet para o Desenvolvimento” será o tema geral do encontro que terá cinco sessões principais estruturadas nos seguintes temas:


Recursos Críticos – Infra-estrutura e administração dos recursos críticos como sistema de nome de domínio e protocolos de endereços na Internet.


Acesso – Conectividade na Internet: políticas e custos.


Diversidade – Promoção do multilingüismo e conteúdos locais.


Abertura – Liberdade de expressão; fluxo livre de informação; fortalecimento e acesso ao conhecimento.


Segurança – Criação de confiança através da colaboração.


Além desses, será abordado o tema capacitação como sendo de extrema prioridade. As principais sessões do encontro serão transmitidas via webcast e poderão ser vistas, pela Internet, nos sites http://www.un.org/webcast e http://www.intgovforum.org/.


O IGF também disponibilizará uma plataforma para os grupos de stakeholders interessados em organizar seus próprios eventos para a discussão de assuntos específicos, para compartilhar boas práticas ou para apresentar suas atividades.


As “Coalizões Dinâmicas” criadas no evento inaugural do IGF no ano passado em Atenas (Grécia) se reunirão para desenvolver suas propostas. Estas Coalizões de múltiplos stakeholders tratarão de assuntos pertinentes à privacidade, padrões de abertura, acesso e conectividade, diversidade lingüística, spam, acesso ao conhecimento, liberdade de expressão e a “Carta dos Direitos da Internet”.








Fonte:http://www.unicrio.org.br

Nenhum comentário: