4 de novembro de 2007

ISA publica nova edição do Almanaque Brasil Socioambiental

A publicação, revista, atualizada e ampliada, será lançada simultaneamente em seis capitais no próximo dia 7 de novembro. Com linguagem acessível, fotos, imagens e gráficos, a publicação apresenta um panorama atualizado dos ambientes brasileiros e das grandes questões socioambientais da Terra. O aquecimento global e as mudanças climáticas são o destaque desta nova edição do almanaque, que é a contribuição do Instituto Socioambiental para aguçar a consciência planetária sobre os modelos de produção e consumo que estão por trás da atual crise ambiental que vivemos. Com 552 páginas, o almanaque contém dez ensaios fotográficos e 85 verbetes. O Instituto Socioambiental (ISA) lança no próximo dia 7 de novembro, o Almanaque Brasil Socioambiental 2008, segunda edição da publicação – lançada originalmente em 2005 - que busca contribuir para a reflexão e o debate sobre o futuro da vida no Brasil e no planeta. A publicação, revista, atualizada e ampliada, pretende colaborar para que a consciência planetária sobre os modelos insustentáveis de produção e consumo atuais se torne mais aguda e perceba a urgência em alterar estes padrões para não agravar ainda mais a crise ambiental que vivemos, representada pelas mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global.
Assim como em sua primeira edição, o Almanaque Brasil Socioambiental 2008 traz um panorama atualizado dos ambientes brasileiros – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zona Costeira -, das grandes questões socioambientais contemporâneas, e capítulos específicos sobre Diversidade Socioambiental, Florestas, Cidades, Água, Terras, Recursos Energéticos e Minerais e Modelos de Desenvolvimento.
A nova edição do almanaque contém ainda um capítulo inteiro sobre Mudanças Climáticas. O tema permeia toda a publicação, que traz informações específicas sobre as ameaças que as alterações no clima representam para cada região do Brasil a partir de cenários pessimistas ou otimistas, seus efeitos sobre o planeta, a relação do Brasil com o aquecimento global, o papel das florestas na regulação do clima, o que tem sido dito pelo IPCC da ONU e quais os desafios que se colocam daqui para frente, no Brasil e no mundo.
O ISA vai doar dez mil exemplares do Almanaque Brasil Socioambiental 2008, cuja tiragem inicial é de 25 mil exemplares, para bibliotecas e escolas públicas de todo o País, entidades sem fins lucrativos e socioambientalmente responsáveis, além de órgãos públicos. A publicação foi viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e pela parceria entre o ISA e o Grupo AES que, por meio de suas empresas AES Eletropaulo e AES Tietê.
O lançamento está marcado para o dia 7 de novembro e ocorrerá simultaneamente em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Manaus. O almanaque também será lançado em Curitiba no dia 13 do mesmo mês. Os eventos vão reunir os colaboradores da publicação de cada região.


Fonte:http://www.ambiente.sp.gov.br

Nenhum comentário: